A última Cicloficina em Lisboa

Foi assim, com chuva a partir de certa altura (o que nos levou para debaixo da varanda de um prédio), duas caras conhecidas e duas caras novas, e bastante conversa.

Os participantes desta sessão

Voltámos a nem usar como apoio a cave da Crew Hassan pois pela segunda vez deparámo-nos com a mesma completamente atafulhada de lixo, impedindo a passagem e qualquer utilização da cave…

Instalaram-se umas luzes pisca-pisca na bicicleta da Nela,

O Bruno a instalar uns pisca-piscas na bicicleta do Nuno

e deu-se uma volta geral na bicicleta do Rafael, um rapaz que vai começar a usar a bicicleta para se deslocar no dia-a-dia, nomeadamente entre casa e a faculdade.

O Ricardo de volta da bicicleta do Rafael

Tem uma bicicleta algo kitsch dos anos 90, com personalidade, é um quadro pequeno para ele mas vai servir para ele começar a dar umas voltas.

Cattalina?

O Paulo apareceu para ter umas luzes acerca de manter a bicicleta, queria principalmente ver como se afinam as mudanças.

Aula de bicicleta!

Esta última sessão de Cicloficina em Lisboa foi uma sessão ilustrativa da ideia deste projecto: ser um ponto de partida para novos (e não só) utilizadores, onde podem ir e trocar ideias com outros ciclistas (falámos bastante do Código da Estrada e da condução de bicicleta, por exemplo), ter ajuda a cuidar da sua bicicleta e aprender a fazê-lo, rumo à autonomia, constituir um pretexto para as pessoas se encontrarem e conversarem, criando um sentimento de comunidade, de pertença, validando e valorizando esta opção de meio de transporte e estilo de vida.

Caras novas!

Quando digo “esta última sessão de Cicloficina em Lisboa” não me refiro simplesmente à última de “mais recente”, mas efectivamente a última.

Eu e o Bruno decidimos transferir este nosso esforço de ciclo-voluntariado e ciclo-activismo para mais perto de casa, o que significa que, a continuar com a Cicloficina, esta será realizada em Oeiras (muito provavelmente integrada ou associada com a de Linda-a-Velha). Poderá tentar manter-se uma regularidade fixa, como em Lisboa até agora, ou poderemos optar por eventos isolados, previamente divulgados. Isto são tudo questões ainda por estudar.

Esta deslocalização prende-se com o tempo que assegurar uma Cicloficina mensal em Lisboa nos exige, basicamente uma tarde inteira de Domingo, com uma ida & volta em comboio & bicicleta de Porto Salvo à Baixa de Lisboa. Com tal escassez de voluntários residentes e de tempo destes (o Ricardo acabou por comentar que se está a tornar complicado para ele também assegurar as sessões e ele até vive ali perto), torna-se difícil arranjar alternativas de espaço, procurar fazer crescer o projecto e aumentar o seu alcance e impacto.

Posto isto, a não ser que alguém se chegue à frente , a (Fase II da) Cicloficina de Lisboa foi oficialmente suspensa depois de 1 ano de actividade. Quem sabe mais tarde não surgirá a Fase III pelas mãos de outros? :-) O conceito é aberto, o nome é partilhado, o site estará aberto a novos voluntários. Poderemos voltar a realizar sessões de Cicloficina em Lisboa no futuro, claro, mas esporádicas e integradas em algum evento, por exemplo.

Até à próxima, então! :-)

6 responses to “A última Cicloficina em Lisboa

  1. Só nesta última semana é que tive conhecimento da vossa iniciativa. Não estive presente por causa de um casamento nesse dia, mas por favor não parem com isso.

    Recentemente adquiri uma bicicleta dobrável usada para me deslocar para o emprego, e como não percebo nada do assunto, tenho que ir ter com vocês para me darem umas luzes sobre manutenção!

    Se não for em Lisboa, mas aqui perto, contem com um cliente para a próxima sessão! :)

  2. Olá Tiago,

    Parabéns pela opção pela bicicleta! :-) Vai espreitando aqui o site, e/ou as listas da Massa Crítica ou do Bicicultura, a haver sessões de Cicloficina serão divulgadas por estes canais (e noutros blogs, geralmente).

    Boas pedaladas! :-)

  3. Eh pah… eu compreendo que é algo desgastante, mas não deviam simplesmente acabar com esta iniciativa… não existem mais voluntários para vos substituir de quando em vez?

  4. Infelizmente não, Sérgio. Há-de haver outras sessões de Cicloficina em Lisboa, mas serão esporádicas, em dias especiais, tipo associadas a outros eventos, etc, sem o compromisso de uma regularidade mensal e um horário pré-definido. Vamos dedicar-nos mais a Oeiras, onde também tem havido algumas sessões, em Linda-a-Velha, enquadradas na Ciclo-Via.org.

  5. Pingback: Em Lisboa: Cicloficina móvel, especial de Natal « Cicloficina·

  6. Pingback: Natal com Massa Crítica! « Blog da Cenas a Pedal·

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.