Cicloficina na TV, e no Seixal!

A SIC contactou-nos a convidar-nos para apresentarmos o projecto da Cicloficina no programa Vida Nova. Respondemos ao repto e lá fomos nós. :-) Eu, o António e a Rosa, pegámos nas bicicletas e, pedalámos até à Estrada da Outurela, em Carnaxide. Estava um sol e um calor abrasadores, e toda a gente olhou pra nós como se fôssemos malucos por termos ido de bicicleta. Na verdade, o problema não é sair à rua de bicicleta àquela hora, com aquele calor, é sair à rua, ponto final. :-) Seria pior se tivéssemos ido a pé/de TP, ou mesmo de carro (a não ser que tivesse ar condicionado!). :-P Dadas as circunstâncias, fazia sentido termos feito um carpooling, mas assim até foi mais interessante, para testar a nossa resistência, eheheh. E depois, até pudémos deixar as biclas dentro do estúdio, à nossa espera, coisa que acho que nem os funcionários da SIC têm normalmente direito a fazer.

Bicicletas na SIC

Podem ver o vídeo da peça aqui.

Penso que faltou vincar melhor e reforçar a questão da Cicloficina como um espaço de aprendizagem, partilha de conhecimentos, empoderamento dos ciclistas. A Cicloficina não é simplesmente um “serviço de oficina grátis”, é uma oportunidade de convívio, inter-ajuda e crescimento.

A próxima sessão é dia 15 de Agosto, em Lisboa, e dia 26 no Porto. E vamos ver se o Tiago consegue repetir e tornar mais permanente a Cicloficina do Seixal (sim, no vídeo enganei-me e disse Sines, devo ter-me baralhado com a nova Massa Crítica de Sines! :-P )

Cicloficina Seixal

5 responses to “Cicloficina na TV, e no Seixal!

  1. Esperemos que sim! :-) Não sei se o target group do programa será o mais receptivo à ideia veiculada, mas hey, free (se descontarmos uma tarde de trabalho) publicity!

  2. O seu texto não está exactamente correcto.
    As instalações onde esteve são os Estúdios Parque Holanda que a SIC mantém arrendados.
    Nas instalações da SIC, do outro lado da rua, é permitido aos funcionários que se desloquem para a SIC de bicicleta ou outras pessoas que usem esse meio de transporte, guardarem as bicicletas no parque, não havendo sequer regras quanto ao lugar onde as deixar.
    Realmente não são guardadas no estúdio, mas acho que isso não seria de todo muito normal.
    Existem algumas pessoas na SIC que trabalham nos estúdios, mas como imagina, a maior parte nem por eles passa no dia-a-dia.
    Há uma mão cheia de funcionários que vão regularmente para a SIC de bicicleta e há mesmo uma dupla que a usa como transporte principal nas suas deslocações regulares.
    Ambos sobem diariamente de Algés até Carnaxide, sendo que um vem de Carcavelos pela Marginal.
    Em tempo houve um blog que foi dando disso conta e de mais umas quantas outras coisas. Não está desactivado, espera apenas por maior inspiração e um novo impulso. Isto anda demasiado morno aí por fora…
    Pode por lá dar uma volta. Fica em http://sicbybikeday.wordpress.com

  3. Olá Humberto,

    Obrigada pelos esclarecimentos. Claro que o meu comentário não era uma crítica à SIC à conta de os funcionários não poderem levar as bicicletas para DENTRO dos estúdios. :-) Embora um local coberto, bem localizado e com uma estrutura de suporte adequada, no exterior do edifício da SIC, para estacionamento de bicicletas dos funcionários e dos visitantes fosse o mínimo exigível numa empresa daquela dimensão e com aquele nível de responsabilidade social. ;-)

    Cumprimentos,

  4. Não interpretei assim e concordo com a questão da necessidade, mais não seja por uma questão de “modernidade”.
    O parque foi prometido para as actuais instalações por um ex-director da SIC, só que ainda não foi instalado…
    Está também contemplado no projecto do novo edifício a ser erguido no espaço da antiga FNAC.
    Há cerca de quatro anos foram feitas obras de modo a instalar cabines de duche nas instalações sanitárias, para quem cheguar e necessite, possa tomar um duche refrescante.
    A verdade é que na maioria dos locais onde são instalados parques para bicicletas, as estruturas são das mais “baratas” e “simples”, muitas vezes apenas para inglês ver, não oferecendo nem abrigo, nem segurança efectiva para se poder fixar a bicicleta em condições.
    Tem havido alguma sensibilidade da parte de empresa e, acredito que, com mais mostras da efectiva utilidade desse tipo de equipamento, e consequente demonstração dos benefícios para a empresa do uso da bicicleta pelos seus trabalhadores, muito mais se conseguiria.
    Mas isso não é verdade só para a SIC, é uma necessidade do País.
    Cumprimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.