Prémio “Do the right mix”: esclarecimento

A questão do prémio “Do the right mix”, um assunto ainda em aberto entre a Cicloficina dos Anjos (CdA) e a FPCUB, viu recentemente surgir dois comunicados emitidos por esta última. Nestes, a verdade é algumas vezes desrespeitada, e, noutras, sujeita a torções indevidas. De forma sucinta, pretende-se agora repor a verdade dos factos, nomeadamente para registo futuro.

  1. Embora a FPCUB tenha lançado dois comunicados diferentes, o primeiro deles já foi retirado da sua página. Possivelmente, a FPCUB já não se revê no seu conteúdo.
  2. A CdA não é, nunca foi, nem nunca solicitou ser uma delegação da FPCUB. Qualquer ilação que parta desta premissa é inválida. A CdA foi um mero “sócio coletivo” da FPCUB, com absoluta autonomia, o que não pode em momento algum ser confundido com a figura de “delegação”.
  3. Os originais das faturas relativas aos gastos no âmbito do projeto ‘Do The Right Mix’ foram enviadas para a UE por exigência do regulamento do próprio programa. Tal regulamento era do conhecimento da FPCUB.
  4. Todas estas despesas foram planeadas, decididas e suportadas pela CdA, dentro do espírito do programa, e o relatório apresentado à UE pela CdA foi aceite sem reparos. O reembolso seria feito a posteriori, de novo por exigência da UE. Nenhuma despesa deste projeto foi suportada pela FPCUB.
  5. Nunca até ao surgimento da presente questão tinha sido solicitada à CdA o pagamento de quaisquer quotas, relativas à sua condição de “sócio coletivo”.
  6. Todas as colaborações passadas entre a CdA e a FPCUB foram feitas com base em acordos pontuais. Neste cenário, justificar procedimentos com regulações internas da FPCUB é desajustado e abusivo.
  7. Abstemno-nos, por decoro e para evitar dispersão, de comentar interações referentes a outras colaborações passadas com a FPCUB. Tal não deve, porém, ser entendido como confirmação de quaisquer afirmações da FPCUB neste âmbito. A CdA mantém-se, porém, disponível para esclarecer qualquer detalhe, como sempre.

A CdA folga em saber da surpreendente, nova e inesperada disponibilidade da FPCUB para reembolsar o montante devido. Assim, a CdA vai, de novo, contactar a FPCUB neste sentido. Lamentamos apenas que esta disponibilidade apenas surja depois de o assunto ter vindo a público, e não aquando dos inúmeros contactos que fizemos atempadamente.

One response to “Prémio “Do the right mix”: esclarecimento

  1. O assunto do concurso “Do The Right Mix” está encerrado, dado que a Comunidade Europeia transferiu directamente para a Cicloficina dos Anjos o montante correspondente às despesas feitas com o projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.