Ecotopia biketour circula na Península Ibérica este Verão

A Ecotopia biketour é uma comunidade activista transnacional autogerida que organiza uma viagem em bicicleta todos os verões, sempre numa diferente região  da Europa, desde 1990. Durante a viagem, visitamos projetos ambientais e sociais, participamos em acções e praticamos uma vida sustentável. Seguimos uma dieta  vegana, exercemos a tomada de decisões por consenso e incentivamos a partilha de competências.
Ecotopia Biketour é para qualquer pessoa que se interesse por viajar em bicicleta, vida comunitária, DIY, ambientalismo e aprendizagem experiencial.

O grupo é geralmente constituído de 20 a 40 ciclistas. A maioria participa entre 2 semanas a 2 meses, e é normalmente a primeira ou segunda vez. Raramente pedalamos todas juntas. Normalmente algumas  pessoas vão à frente na parte da manhã e marcam o percurso com setas na estrada. As outras seguem mais tarde em pequenos grupos ao seu próprio ritmo. Cada etapa é calculada de forma a que toda a gente possa seguir independentemente do tipo de bicicleta. Não te preocupes se nunca viajaste em bicicleta antes.

Nós tentamos criar um ambiente auto-gerido, ou seja, sem hierarquia, fazendo circular as responsabilidades, partilhando os nossos saberes e respeitando as necessidades individuais. Cada uma pode inscrever-se para as tarefas quotidianas (cozinhar, transportar um atrelado, “scouting”, etc) mas cada uma é livre de  decidir pessoalmente a medida da sua contribuição. Todos os 2-3 dias, fazemos uma avaliação e tomamos as decisões por consenso. Criar um ambiente auto-gerido e não-discriminatório faz parte dos nossos valores fundamentais.

Cozinhamos juntos num fogão a lenha “rocket stove” , transportamos todo o nosso equipamento de bicicleta e tentamos comprar comida local e praticar a recuperação. Os participantes são convidados a doar 3-5 € por dia para cobrir os custos dos alimentos e apoiar os projetos que visitamos, mas quem não puder dar essa contribuição também é bem-vindo. A viagem de 2018 já começou dia 28 de Junho em Pamplona seguindo a costa norte da Peninsula Ibérica via Vitoria-Gasteiz, Bilbao, Gijón/Xixón (final de Julho), Vigo (final de Agosto). No inicio de Setembro vamos entrar no norte de Portugal, passar pelo Porto e terminar em Benfeita, uma região afectada pela monocultura do eucalipto e pelas alterações climáticas, onde vamos fazer uma acção de apoio, após dos incêndios do ano passado.

Mais informações: 2018@ecotopiabiketour.net,ou junta-te à lista de email através do nosso website: www.ecotopiabiketour.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.