Passeio Bicicleta Segura – 21 Outubro

O grupo do Pedalanças convida todos os interessados a juntarem-se a nós às 10h de domingo, dia 21, no Terreiro do Paço para uma concentração e passeio de bicicleta.

Foi emitido um comunicado no dia 12 de Outubro com o objetivo de criar um movimento de mobilização para o aumento da segurança rodoviária.
O comunicado pode ser lido aqui.

Este passeio, além de ser uma celebração da utilização da bicicleta em geral, e de ser uma excelente oportunidade de reencontro de pessoas com muitos interesses em comum – alguns amigos e outros certamente conhecidos – pretende também ser uma concentração para sensibilizar todos os utilizadores das estradas portuguesas para as mudanças necessárias nos comportamentos de condução nas estradas portuguesas, bem como delinear futuras medidas e acções a tomar pela comunidade ciclista e sociedade em geral.

De acordo com a Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária, no ano de 2017 ocorreram em Portugal Continental 1.554 colisões envolvendo velocípedes, resultando em 22 vítimas mortais, 129 feridos graves e 1.885 feridos ligeiros. Estima-se que este número seja muito superior, por omissão de registo de acidentes de velocípedes.

Neste contexto, importa assegurar as condições de segurança para que mais pessoas optem pela utilização da bicicleta, não apenas através da implementação de infraestruturas cicláveis seguras, mas também de sensibilização dos restantes utentes das vias, nomeadamente para as regras do código da estrada, alteradas em 2014.

Durante a concentração, as várias organizações representantes dos utilizadores da bicicleta poderão ainda expor as suas perspectivas quanto ao assunto, bem como dinamizar algumas atividades a confirmar.

Os participantes são encorajados a trazer comida, para si e para partilhar, no caso de quererem participar no piquenique do grupo do Pedalanças, que sucede ao Passeio e se estende pela hora de almoço.

APARECE :: DIVULGA :: APARECE :: DIVULGA

Flyer para imprimir: Cartaz_21_out_To_print

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.