1º aniversário da Cicloficina de Lisboa (Fase II)

A primeira sessão oficial da (ressuscitada) Cicloficina de Lisboa aconteceu no dia 16 de Novembro de 2008. Assim, este capítulo lisboeta do projecto Cicloficina comemora este mês o seu 1º aniversário. :-) Foram 12 sessões mensais realizadas na Crew Hassan, com sol e com chuva, umas vezes com muita gente e outras quase sem ninguém. ;-) Tem sido com gosto e dedicação que temos mantido este projecto, totalmente alimentado a carolice, e que vemos como uma peça importante no puzzle da bicicultura, acreditando no seu papel relevante na promoção e fortalecimento de uma cultura à volta da utilização da bicicleta como meio de transporte.

A sessão que marca este primeiro ano de perseverança terá lugar este domingo, dia 15 de Novembro, como sempre na Crew Hassan, entre as 14h30 e as 16h30.

É tempo de balanço, de estudar as alternativas para manter, consolidar e expandir o projecto. Há 2 dificuldades importantes a ultrapassar: a falta de instalações próprias e com um mínimo de condições de trabalho, e a escassez de voluntários (“residentes” – apenas três, dois dos quais de fora de Lisboa – e flutuantes) e do tempo destes.

A inexistência de um local próprio cria constrangimentos quanto à ocupação de espaço, acesso ao mesmo, etc. O local de realização destas sessões também influencia a adesão às mesmas. As traseiras da Crew Hassan acabam por ser um local muito pouco visível. Não termos um lugar alocado exclusivamente ao projecto e de acesso controlado restringe o que podemos fazer, o material que podemos aceitar em doações, etc.

A falta de uma “sede” com potencial acaba por dificultar o processo de atracção e manutenção de voluntários, que é o que faz mexer este tipo de iniciativas.

Bom, veremos como se resolverão as coisas. Apareçam este fim-de-semana! :-)

3 responses to “1º aniversário da Cicloficina de Lisboa (Fase II)

  1. Ana: não me parece que seja muito adequado anunciares a cicloficina apenas com 4 dias de antecedência…pois quem queira planear a sua ida convêm que o saiba mais cedo.
    «Se calhar» 4 dias até é demais para os apressados lisboetas…será?
    Se fosse a ti anunciaria também noutros sítios nomeadamente em http://www.massacriticapt.net (ou será que é preferível cada macaco no seu galho?)…

  2. Paulo, a Cicloficina é um evento com regularidade fixa e anunciada. Nesse aspecto é como a MC. A única diferença é que a Cicloficina precisa de ser confirmada porque depende da disponibilidade dos mecânicos voluntários de serviço. Por esse motivo um pouco antes de cada sessão prevista (umas vezes mais em cima da hora do que outras), eu anuncio aqui a confirmação (ou não) da sessão da Cicloficina desse mês. Por vezes há lugar a pequenas alterações no horário, por exemplo. Sempre que me lembro e que tenho alguma disponibilidade divulgo também em outros blogs, no Twitter, e em mailing-lists. Raramente me lembro de pôr no site da MC, mas como geralmente alguém (tu) acaba por divulgar lá também, eu acabo por “encostar-me”. :-)

  3. Pingback: A última Cicloficina em Lisboa « Cicloficina·

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.