Workshop Veloficina Móvel

Descrição

Neste workshop vamos co-criar um atrelado de bicicleta para o transporte de ferramentas, peças e materiais necessários ao funcionamento de uma Cicloficina.

As Cicloficinas são oficinas de base comunitária de partilha de conhecimentos sobre mecânica simples da bicicleta onde é partilhado também o acesso a ferramentas. Têm como objectivo promover a autonomia dos utilizadores para reparações simples e/ou a manutenção das suas bicicletas, evitando que deixem de usar a sua bicicleta por problemas técnicos, muitas vezes simples de reparar.

A Associação Ciclaveiro promove desde 2014 Cicloficinas mensais em espaço público e de acesso livre, partilhando conhecimento técnico e ferramentas. Estas Cicloficinas fazem também parte de uma rede nacional de Cicloficinas (https://cicloficina.pt/) São também uma forma de criar oportunidade para trocar conhecimentos e dicas entre utilizadores de bicicleta ou de incentivar novos utilizadores.

Sendo uma oficina móvel em espaço público, que necessita de um vasto conjunto de ferramentas e equipamentos, é recorrente a dificuldade de transporte de todo o material. Com esta necessidade identificada surgiu a oportunidade para a co-criação de um novo produto que pudesse dar resposta a este problema e que pudesse ser replicado para outras cicloficinas ou outras actividades com necessidades semelhantes.

Qual é o objectivo?

-Promover a co-criação de um novo produto relacionado com o transporte de carga em bicicleta.
-Envolver a comunidade de utilizadores de bicicleta através das suas diferentes áreas de conhecimento, know-how e experiência técnica (design, engenharia, electrónica, mecânica, produção, marketing, multimédia, etc, etc) contribuindo com as suas competências na criação de um produto colaborativo
-Aumentar a visibilidade sobre o transporte de carga em bicicleta e o seu potencial prático através de mediatização e divulgação do projeto
-Criar novas redes e parcerias potenciando a criação de novos produtos e serviços relacionados com a utilização da bicicleta
-Divulgar e promover as cicloficinas, e o seu potencial

Criar um produto na linha destes exemplos:

Como, quando e onde vai acontecer?

Este é um workshop de co-criação, voluntário e aberto a todos os queiram colaborar. Esperamos contar com um conjunto de pessoas de diversas valências, entusiasmados por pensar, discutir, desenhar, e construir o produto final. Partimos com uma lista de requisitos mínimos e teremos 3 sessões presenciais para desenvolver o produto:
Vai decorrer na Design Factory em Aveiro, localizada no Parque de Ciência e Inovação (PCI) em Ílhavo nos dias 24 e 30 de Novembro e 1 de Dezembro. O espaço dispõe de excelentes condições e tecnologia para garantir que este projecto seja um sucesso.

Planeamento

Vamos usar metodologias participativas que promovam e estimulem a co-criação. Na primeira sessão dia 24 de Novembro, será para sonhar em conjunto e planear. Deste dia sairá o projecto e uma lista de materiais necessários para a sua concretização. Nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro as sessões serão dedicadas à construção. No dia 14 de Dezembro, na nossa Cicloficina mensal será um momento de celebração e partilha.

Posso participar?

É um workshop aberto à comunidade, as inscrições são gratuitas, mas limitadas. É importante que sejam utilizadores de bicicleta, que tenham motivação para práticas colaborativas e claro que queiram fazer parte desta experiência de passar três dias intensos (facultativo) com um grupo cheio de energia para criar e construir em conjunto um novo produto passível de ser replicado!
Se ficaste entusiasmado e queres participar envia-nos um email para ciclaveiro@gmail.com

– – – – –

1ª Sessão – 24-11-2019

Num dia intenso de trabalho de equipa, conseguimos chegar ao desenho do que pretendemos por em prática.  Na próxima sessão já veremos a nossa oficina móvel a tomar forma.

2ª Sessão – 30-11-2019

3ª Sessão – 1-12-2019

Ao terceiro dia, já se vislumbra o produto final. Faltam ainda os acabamentos finais.

Brevemente publicaremos um vídeo com todo o processo.






Apresentação Pública – 14-12-2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.