Já começou a nova Cicloficina de Belém

O Comboio de Bicicletas da EB Bairro do Restelo (CdB) é uma iniciativa de um grupo de pais que começou a privilegiar a bicicleta como meio de transporte para a escola. Neste contexto os pais decidiram organizar-se em «comboios», de forma a irem todos juntos, em modo «massa critica», face aos perigos que ainda acarreta este meio de mobilidade na cidade de Lisboa, principalmente com crianças.

Atualmente,e com o apoio da CML, existem 3 rotas distintas para a EB Bairro do Restelo, o que implica que estão a ir diariamente de bicicleta para a EB do Restelo mais de uma dezena crianças (já contámos 15 bicicletas de criança), o que significa uma redução nas viagens de carro, com o seu impacto inquestionável no trânsito, no ambiente e no desenvolvimento motor e emocional das crianças.

Entretanto, como é previsível, o uso mais intensivo das bicicletas, principalmente das dos miúdos, criou a necessidade de uma mais e melhor manutenção destas, situação perante a qual tem ajudado a existência da Cicloficina da Junqueira.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, bicicleta, árvore, sapatos e ar livre
Cicloficina da EB Bairro do Restelo

As «cicloficinas» são iniciativas informais de cidadão, de participação aberta e voluntária, cujo objetivo é a prestação de assistência técnica gratuita à população ciclística, numa óptica de «faça você mesmo», com o acompanhamento de voluntários.

Tendo em conta que a Cicloficina da Junqueira funciona na extremidade de Belém, e apenas uma vez por mês, os pais e encarregados de educação do CdB mostraram interesse em criar uma nova cicloficina, mais perto da comunidade escolar.

Neste âmbito, com o apadrinhamento da Cicloficina dos Anjos, que nos disponibilizou um kit de ferramentas, criámos uma nova cicloficina – a Cicloficina de Belém -, como movimento informal de cidadãos, especialmente vocacionada para a comunidade escolar e que irá funcionar nos jardins da Praça de Goa, junto à escola EB Bairro do Restelo.

As sessões irão ocorrer na primeira sexta-feira de cada mês, entre as 17:00 e as 18:30, a começar já esta sexta-feira.

Imagem

Mais informações: http://ape-bairrorestelo.weebly.com/cicloficina-de-beleacutem.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.